Olá, sou a médica veterinária responsável pelo quadro "Minuto Pet" do programa TMTM, Evelyn Dafferner e hoje vamos falar sobre um assunto muito importante, principalmente para a saúde do seu animal e para evitar a superpopulação de cães e gatos abandonados. A castração é uma cirurgia que impede a reprodução de animais, como cães e gatos. É um procedimento minimamente invasivo que pode ser feito em filhotes a partir de 6 meses.
Além de evitar crias indesejadas e abandono, a castração ajuda a reduzir a possibilidade de algumas doenças ligadas ao aparelho reprodutor e aos hormônios que ele produz. É o caso do câncer de próstata nos machos e o de mama ou útero nas fêmeas, além que a castração evita que os animais fujam para cruzar ou disputem por uma fêmea no cio. Esses eventos podem terminar em atropelamento e envenenamento, além de maus tratos devido ao incômodo que geram na população. A castração também ajuda em alguns casos comportamentais.
Apesar da castração ser uma cirurgia simples, consulte sempre um médico veterinário, que irá pedir os exames necessários para poder atestar que seu pet esta pronto para a cirurgia.
Benefícios da castração para saúde e comportamento:
Diminui comportamentos agressivos, principalmente relacionados a brigas com outros machos.
Melhora o comportamento, pois tendem a ficarem mais dóceis.
Reduz a demarcação de território
Cessa latidos, uivos e miados que ocorrem no período do cio.
Pós-operatório:
Se tudo correr bem na cirurgia, o pós operatório da castração é bem tranquilo, para o pet não mexer nos pontos da cirurgia ele deve ficar com a roupinha pós cirúrgica ou usar cone, de 7 a 10 dias , limpar bem com os produtos indicados pelo veterinário, dar os medicamentos indicados e deixar o pet bem relaxado e tranquilo, em repouso.
Lembrando, que a castração hoje em dia tem inúmeros benefícios tanto para o pet como para os tutores, é um ato de amor.