Olá pessoal, tudo bem? Sou a médica veterinária Evelyn Dafferner, responsável pelo quadro " Minuto Pet " do programa TMTM. Hoje vamos falar um pouco sobre a doença do carrapato.
Com certeza você já ouviu falar dessa doença, que é transmitida pela picada do carrapato no seu animalzinho. Essa doença é grave e vem aumentando muito aqui no Brasil.
É transmitido pelo carrapato estrela, aquele mais comum - o marron, causando uma infecção grave por parasitas, que atacam o sangue do seu cãozinho. Por isso temos que sempre estarmos atentos em como nosso cãozinho esta de saúde, e se tiver algum sintoma levar imediatamente ao veterinário para receber o tratamento correto, pois essa doença pode levar a morte.
Normalmente no verão são relatados mais casos dessa doença, porque os carrapatos precisam de calor e umidade para se reproduzir, portanto sempre verifique e mantenha limpo o local que seu amiguinho costuma ficar.
O carrapato precisa ficar no mínimo 4 horas picando o mesmo local, por isso essa doença raramente acomete os gatos, já que eles mesmos conseguem tirar os mesmos com seus hábitos de limpeza.
Os sintomas podem ser diversos mais os mais comuns são:
Para o diagnóstico é feito um exame de sangue (hemograma), que ira mostrar uma queda de plaquetas, glóbulos brancos e vermelhos (anemia), existem também testes rápidos, sorologias para a definição do diagnostico.
O tratamento vai depender muito em qual fase da doença se encontra o animal, portanto procure seu veterinário sempre que achar que seu animalzinho não esta bem.
Uma dica da vet, sempre que sair pra passear, após o passeio olhe atentamente para seu pet, passe os dedos nas patinhas, olhe nas dobrinhas pra ter certeza que não tem nenhum carrapato grudadinho nele ok?
Perdeu o quadro??? Assista agora. . . o seu bichinho agradece!!!
VEM COM A MÃE!!! E EMBARQUE NESSAS DICAS. . .