Quinta, 10 de Julho de 2025
13°C 21°C
São Paulo, SP
Publicidade

Volta às aulas 2025: período fortalece mercado de gráficas

Valor de materiais escolares sofre alta e o setor gráfico inicia campanha no período de volta às aulas de 2025

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Dino
28/01/2025 às 16h33
Volta às aulas 2025: período fortalece mercado de gráficas
FuturaIM

Passado o período de festas de fim de ano, o comércio se prepara para a volta às aulas, um evento significativo para o setor. As gráficas, que produzem itens essenciais para os estudantes, estão implementando campanhas antecipadas para impulsionar as vendas.

Entretanto, o aumento previsto nos preços dos materiais escolares em 2025 pode representar um desafio. 

A Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE), estima uma variação de 5% e 9% nos preços dos itens escolares. Um levantamento do Procon, realizado em dezembro, revelou uma variação de até 269% no valor de uma régua de 30 centímetros nas papelarias de São Paulo.

“Estamos entusiasmados com a primeira grande campanha de peso do ano e, mesmo com a previsão de alta, esperançosos com as vendas de materiais que fazem a diferença no dia a dia das jovens, crianças e adultos”, comenta Victor Nakamura, coordenador de marketing da gráfica online FuturaIM.

Os produtos mais procurados nesta época incluem lápis, cadernos e canetas, conforme pesquisa do Procon do Estado do Rio de Janeiro.

Além disso, o e-commerce brasileiro alcançou um faturamento de R$ 204,3 bilhões em 2024, evidenciando a importância das vendas online para facilitar o acesso das famílias aos produtos.

As famílias, por sua vez, se preparam para parcelar as despesas do ano letivo, como informa o levantamento do Instituto Locomotiva em parceria com a QuestionPro, devido ao alto custo dos materiais.

Diante desse cenário, o comércio, composto pelas papelarias e gráficas, deve escolher alternativas para driblar esse sentimento e lucrar com as adversidades.

“A personalização é uma possibilidade atrativa que atende uma demanda do público, na busca por produtos modernos e inovadores que tenham a ver com a cara do consumidor”, pontua Nakamura.

Um dos exemplos de personalização mencionados por Nakamura é o da nostalgia, percebida em cadernos e agendas com desenhos clássicos que marcaram pais e filhos. O fator é levantado pelo Canva, uma das principais plataformas voltadas para o design, área intimamente ligada com o setor gráfico.

“A necessidade de ter um kit escolar completo faz com que possamos ajudar a criar uma experiência rica para as famílias nesse início ano”, finaliza Nakamura.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP
16°
Tempo limpo
Mín. 13° Máx. 21°
16° Sensação
5.14 km/h Vento
86% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h48 Nascer do sol
06h48 Pôr do sol
Sexta
22° 12°
Sábado
23° 14°
Domingo
22° 15°
Segunda
24° 15°
Terça
24° 15°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,55 -0,36%
Euro
R$ 6,47 -0,93%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 685,092,98 +4,62%
Ibovespa
136,743,27 pts -0.54%
Publicidade
Publicidade
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias